Quem somos

A evolução do conhecimento científico possibilitou avanços em diversas áreas, envolvendo não somente o reconhecimento dos mecanismos causais, mas também o aprimoramento nas novas modalidades terapêuticas. Assim, diante do crescimento contínuo do saber e da medicina, vivemos em algumas áreas a fragmentação das especialidades médicas. O surgimento de "super especialidades" foi a forma prática de organizar esta fragmentação.

O constante desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico por imagem, associados à grande evolução na qualidade dos equipamentos e instrumentais, permite-nos vivenciar diariamente soluções inimagináveis em tempos passados. Obviamente, tamanho aprimoramento tecnológico é acompanhado pelo desenvolvimento de técnicas e procedimentos para acompanhar o avanço proporcionado pela tecnologia disponível. Diante do crescente aumento de informações e novas tecnologias, a formação dos profissionais envolvidos com essas opções terapêuticas fica dificultada nos prazos e programas estabelecidos nos cursos convencionais.

Neste contexto tornou-se imperativo a criação de cursos de formação especializada que objetivam oferecer e prover os conhecimentos necessários aos interessados nestas novas áreas de atuação médica, constituindo núcleos de estudo e de desenvolvimento de técnicas e procedimentos, e preocupados ainda com soluções adequadas para as condições sociais, culturais e econômicas de nosso meio.

Em nossa instituição, a Irmandade da Santa casa de Misericórdia de São Paulo, o ensino da videoendoscopia e da videocirurgia sempre foi uma missão. Aqui, formaram-se dezenas de profissionais especializados na área de atuação de Endoscopia Ginecológica e de Videocirurgia Gastrointestinal ao longo das últimas décadas. Multiplicadores que levaram os conhecimentos da laparoscopia aos quatro cantos de nosso país.

Surge neste contexto o NAVEG – Núcleo Avançado de Videoendoscopia, fruto das sementes plantadas por nossos mestres e de uma germinação frutífera da confluência do saber, do prazer de ensinar e da sintonia com o desenvolvimento técnico e tecnológico do mundo moderno.